REDES SOCIAIS

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

Compartilhar

23 de outubro de 2014

ALPB alerta população sobre câncer de mama em sessão especial







A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, nesta terça-feira (21), em alusão ao Outubro Rosa. A sessão foi de autoria do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e teve como finalidade sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama.

A sessão foi presidida pela deputada Daniella Ribeiro (PP), que destacou o envolvimento do Poder Legislativo em causas que visam esclarecer a sociedade. “A Assembleia tem um destaque especial em um momento em que ela se envolve em questões como esta. A Mesa Diretora tem esse comprometimento com o povo paraibano, buscando sempre benefícios para solucionar problemas do cotidiano”, disse a parlamentar.

A presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Tarciane Campos Ramalho, ministrou a palestra com o tema: “Câncer de Mama – cuidados e tratamentos”. A médica discursou sobre os fatores de riscos e o diagnóstico precoce, a exemplo da mamografia, que reduz a mortalidade por câncer de 30% a 50%.

A solenidade teve o intuito de envolver a sociedade para a prevenção. A jornalista Lila Ferreira expôs as dificuldades que teve ao enfrentar esse tipo de câncer e recebeu da ALPB um buquê de rosas como forma de homenagem. A sessão especial teve a participação do Coral da Casa ‘Maestro Pedro Santos’.

Estiveram presentes na mesa, além da deputada Daniela Ribeiro, os deputados Jutay Meneses (PRB), o presidente da fundação Napoleão Laureano, Carneiro outubro rosaArnaud; a presidente da ONG Amigos do Peito, Fátima Lucena; o conselheiro regional de Medicina da Paraíba, Eduardo Trindade Medeiros e o diretor da Divisão Médica da ALPB, Túlio Germano.

A Campanha Outubro Rosa, que integra o calendário institucional da Casa, este ano tem como slogan ‘Merecemos Ser Vistas’, para refletir a necessidade de cumprir o direito garantido pela Lei 11.664/2008, que assegura a todas as  brasileiras com mais de 40 anos de realizarem a mamografia anualmente.

Mural Rosa - Nesta terça, também foi instalado na ALPB o Mural Rosa, com mensagens e desenhos de apoio e solidarização às mulheres, feitos por estudantes da Escola Infantil, e servidores da Casa de Epitácio Pessoa.

Dados - O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.  Este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou 57.120 novos casos. De acordo com o Inca, as taxas de mortalidade continuam elevadas, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário