Uma das propostas do então candidato a prefeito, Luciano Cartaxo, em 2012, era a contenção da erosão na barreira do Cabo Branco, que dá sustentação ao Farol. No entanto, após dois anos de gestão o prefeito canaliza seus esforços para a releição do governador Ricardo Coutinho e esquece de cumprir seu programa de governo.
A denuncia foi feita pelo leitor Pedro Borges, que escreveu ao blog:
Alguns não estão cientes deste fato, outros são indiferentes, mas é bom relembrá-los que a Ponta do Seixas, ponto extremo oriental das Américas, ESTÁ CAINDO! Há anos ela sofre com a erosão, mas até agora nada, repito, NADA foi feito! Sugiro a vocês uma visita ao Farol do Cabo Branco quando tiverem algum tempo livre, para ver como está a situação. Pelas fotos dá para ter uma ideia, mas só indo pessoalmente dá para ter uma real noção da situação.
É dessa forma que tratamos o nosso maior patrimônio natural. Me recordo que desde a campanha para prefeito de 2004 um projeto para proteção da Ponta do Seixas já era tema de discussão entre os candidatos.
Já existe pronto um estudo, concluído em 2009, que durou três anos, realizado por pesquisadores da UFPB e UFPE, apontando as medidas que deveriam ser (mas não foram) tomadas. Segundo as fontes, o referido estudo custou mais de R$ 600 mil.
No ano de 2012, o deputado federal Manoel Junior destinou R$ 16,5 milhões de sua emenda de bancada para a prefeitura de João Pessoa para as obras de contenção da erosão marinha no trecho entre as praias do Cabo Branco e Ponta do Seixas. Já havendo recursos disponíveis e um estudo de três anos prontos, por que nada até agora foi feito? Obras emergenciais já deveriam ter sido realizadas há muitos anos, desde que a primeira parte da barreira desmoronou.
Não gosto nem de imaginar o que nossos turistas pensam quando vão ao ponto mais oriental das Américas e veem o estado em que ele se encontra, a forma com que cuidamos do nosso patrimônio. Vários políticos já puderam tomar atitudes, mas até agora nada foi feito, e provavelmente nada será feito até que a barreira caia de vez, a não ser que tomemos alguma atitude logo. Se você também está indignado com esta situação, compartilhe esta mensagem. Vamos conscientizar o maior número de pessoas, antes que seja tarde demais.





Nenhum comentário:
Postar um comentário