REDES SOCIAIS

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

Compartilhar

21 de novembro de 2014

Ronaldo Filho entrega monumento que homenageia líder da revolução Quebra-Quilos

Ronaldo Filho entrega monumento que homenageia líder da revolução Quebra-Quilos 






Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito em exercício de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, realizou a entrega, na Praça Jornalista José Lopes de Andrade (Praça da Fiep), da escultura em homenagem a João Vieira, o “João Carga D’água”, líder da revolução Quebra-Quilos eclodida em novembro de 1874 na feira livre de Campina e que logo se alastrou por outras vilas e povoados da Paraíba e região. O ato registra os 140 anos da revolução e marca o Dia da Consciência Negra.
Encabeçando o movimento popular que combatia os novos padrões de pesos e medidas do sistema internacional, então recentemente introduzido no Brasil e utilizado até os dias atuais, João Carga D’água, vendedor de rapadura, iniciou a invasão da feira livre de Campina quebrando as medidas usadas pelos feirantes e fornecidas pelo governo, dando, desta forma, corpo e solidez à revolta que se espalharia por várias regiões do Estado e do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Como resultado, o governo imperial enviou forças militares para conter as manifestações com uma repressão violenta e prisões em massa. O monumento em homenagem a João Vieira foi uma obra idealizada por dois artistas campinenses, Cândido Freire e Jorge Elô, através de um edital aberto pela PMCG dentro das comemorações do sesquicentenário da cidade, e produzido através de uma pesquisa de campo com familiares e historiadores da cidade, na qual peças importantes foram destaques na obra, como a rapadura e a balança.

Recebendo com muito entusiasmo e alegria a homenagem, a senhora Maria Vieira, 90 anos, neta legítima de João Vieira, conceituou a importância deste momento como sublime, por tratar-se de um reconhecimento a um homem batalhador que liderou um movimento enraizado nos fatos históricos de Campina Grande.

“Muito feliz, nunca deixei de lembrar e recordar o meu ente e agora somos contemplados com uma estátua que coloca entre os tantos guerreiros o João Vieira. Agradeço muito à Prefeitura Municipal de Campina Grande por proporcionar tal sentimento”, afirmou.

Já o prefeito em exercício ressaltou o engrandecimento do largo do Açude Velho, espaço que se distingue por suas homenagens a grandes artistas e figuras da nossa história. “Como podemos observar, com muito saudosismo, as margens do Açude velho tornaram-se um grande encontro da nossa história. São os tropeiros, os pioneiros, os eternos Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, e agora o grande puxador da revolução Quebra-Quilos, o nosso João Carga D’água”, ressaltou Ronaldo Filho.

Ainda dentro das homenagens, houve apresentações de grupos de capoeira e danças folclóricas, além de discursos de membros ligados ao movimento negro e quilombola do Estado. Na ocasião, os representantes enobreceram a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande ao homenagear um ícone das lutas do povo campinense, paraibano e brasileiro, justamente no momento em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário