REDES SOCIAIS

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

Compartilhar

25 de março de 2015

RICARDO E CÁSSIO EM PÉ DE GUERRA: Chiliques x Desumano = Filho mimado x Caroneiro – Por Heron Cid

ricardocassio2
Ricardo e Cássio em pé de guerra
Estava demorando. Imaginava-se que essa trégua entre o governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima não demoraria muito tempo. Foi apenas um cessar fogo pós-urnas. Um ainda está com o outro atravessado na garganta. Cássio pela derrota e Ricardo pelo rompimento.
A sena acumulada explodiu e agora veio à praça. Os dissabores do fim da relação e a rivalidade latente, confirmada pelo acirramento das urnas, saem dos sentimentos mais recônditos e se exteriorizam. De sexta-feira pra cá, o embate dos dois pautou todo o noticiário.
Cássio agitou o caldeirão ao mexer nos processos eleitorais impetrados contra o então candidato à reeleição socialista e requentou pontos bem explorados na campanha para atirar contra o caráter “desumano” do gestor. No resumo, chamou o governador reeleito pra briga.
E Ricardo, forjado nos embates, topou. No revide, entrou de sola. Saiu da retórica da desconstrução do político e navegou pelas águas da desqualificação da personalidade de Cássio, tratado como um “filho” mimado acostumado a ter sempre tudo o que quis e a dar “chiliques” quando contrariado.
De lado a lado, o que fizeram, na prática, foi reacender uma disputa renhida, cujo resultado surpreendeu o mundo político. Ricardo se afirmando com a liderança detentora do maior poder e prestígio eleitoral e Cássio demarcando no território político o seu espaço de general das oposições.
A reedição desse enfrentamento dá a Ricardo uma oportunidade de ampliar sua estratégia de descaracterização de Cássio como gestor, e isso ficou muito nítido na eleição e nos debates, e a Cássio de acordar seu exército, ainda em processo de anestesia pelo duro revés e derrota nas urnas. Pros dois, a briga é boa. Para a Paraíba, nem tanto.
Pelotão no…
O exército da comunicação entrou em cena para atirar em Cássio. “A Paraíba sabe discernir bem um do outro e isso incomoda muito”. Do secretário Luís Tôrres.
…Front
“Ele está vendo chifre em cabeça de cavalo. Continua sem assimilar a derrota nas urnas”, complementou o radialista Célio Alves, secretário-executivo da Comunicação.
Contando a história
O deputado Ricardo Barbosa (PSB) apresentou projeto para derrubar lei (2755/2002) do então deputado Ricardo Coutinho, hoje aliado. O dispositivo obriga o Estado repassar até 50% da verbas federais para os municípios e nunca foi cumprido, nem pelo próprio autor. Ricardo transfere cerca de 25%. E com razão: mais do que isso inviabilizaria o erário.
Tábua
Ao invés de desfeita, o projeto socorre o governador porque prefeitos se movimentam para cobrar na Justiça o cumprimento. Como Ricardo contestaria a própria Lei?
Teste
Perguntem a João Azevedo, secretário de Infraestrutura, e a deputada Estela Bezerra, opções do PSB para 2016, o que eles pensam sobre a gestão de Luciano Cartaxo (PT)?
Orelha em pé
Publicamente, o secretário de Articulação Política da Capital, Adalberto Fulgêncio, evita a fratura exposta, mas tem visão formada sobre as leituras dos socialistas.
Pé na estrada
Dinaldinho Wanderley (PSDB) planeja andar Paraíba adentro com um Gabinete Itinerante. A primeira parada será na sexta-feira em Patos. Tema? UEPB.
Binóculo
Amante dos esportes náuticos, o deputado Trócolli Júnior (PMDB) está estrategicamente mergulhado. “Estou só observando tudo”, sussurrou à Coluna.
Pedagogia
O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) se reuniu ontem com a APLP e conversa dia 30 com Margareth Diniz, reitora da UFPB. Sensibiliza apoio à sua PEC do Magistério.
Reforços
A chegada de Eduardo Carneiro (Chefia de jornalismo) e Sílvio Ricardo (Chefia de Gabinete) começa a produzir efeitos no novo relacionamento da SecomJP com a mídia.
Indefinido
Durante almoço, Cássio convidou o ex-deputado Carlos Dunga, em rota de colisão com o PTB, para filiação ao PSDB. Dunga, porém, está mais inclinado para o PSC.
Formalizando
Resistente até as últimas, o deputado Raniery Paulino (PMDB) foi vencido pelo pragmatismo. Não dava para nadar contra a maré e continuar na oposição a Ricardo.
Meio de campo
No caso de Raniery e de outros, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), tem sido personagem influente no comboio de novos apoios ao governo na Casa.
PINGO QUENTE
“Ricardo esqueceu tudo o que o PMDB disse dele e vice e versa”
Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), para quem o governador molda o discurso de acordo com a conjuntura política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário