REDES SOCIAIS

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

Compartilhar

28 de fevereiro de 2015

CPI da Petrobras será instalada nesta quinta com PMDB na presidência

Camara_deputados
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que vai investigar irregularidades na Petrobras será instalada nesta quinta-feira (26), às 12 horas. Os trabalhos da CPI têm início com a escolha do presidente e do relator.
Para ser eleito em primeiro turno, o candidato à presidência precisa obter a maioria absoluta de votos do colegiado, composto por 27 integrantes titulares. Se isso não ocorrer, a disputa vai para o segundo turno. As mesmas regras são aplicadas na escolha do primeiro e do segundo vice-presidentes. Já o relator é indicado pelo presidente.
O deputado Hugo Motta (PMDB-PB) foi indicado pelo líder do seu partido na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), para a presidência da comissão. Como maior bloco partidário em atividade na Casa (218 deputados) no dia da posse (1º de fevereiro), o PMDB é responsável por indicar o nome de 11 integrantes da CPI.
A atuação na presidência da CPI deve ser pautada pelo equilíbrio, segundo o deputado Hugo Motta. “Eu pretendo sentar com os demais membros, com o relator, para que a gente possa traçar um cronograma de trabalho que vise aperfeiçoar o tempo que a CPI tem para poder apurar os fatos e podermos ter uma comissão isenta e imparcial, que não terá o intuito de prejudicar e nem ajudar quem quer que seja, e sim o intuito único de apurar os fatos”, ressaltou.
A indicação para a relatoria da CPI da Petrobras cabe ao Partido dos Trabalhadores (PT), do segundo maior bloco partidário da Casa, após acordo com o PMDB. O nome do deputado Luiz Sérgio (RJ) foi escolhido por unanimidade da bancada para ocupar o cargo.
A CPI da Petrobras terá o prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos. O prazo pode ser estendido por mais 60 dias, por decisão do Plenário.
Período investigado
Segundo o requerimento de criação da CPI, a comissão vai investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Petrobras entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil; à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos; ao superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e às irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.
No entanto, o PT vai apresentar um pedido para que também seja investigado o período entre 1997 e 2003, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso (FHC). O líder do partido, deputado Sibá Machado (AC), afirmou que o requerimento será amparado na delação premiada do ex-gerente executivo de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco – um dos delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga o caso –, em que ele diz que a engenharia do esquema foi montada em 1997.
AGÊNCIA CÂMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário